E-book Grátis!

Comentários

    Reuniões improdutivas?

    By Dênis Elias 10 meses ago

    Reuniões improdutivas são uma das maiores frustrações nas empresas. Seja para gerar ideias, definir um planejamento ou desenvolver algum trabalho, quando reuniões “emperram”, o desgaste é grande.

    Os fatores que contribuem para que uma reunião seja improdutiva são vários, desde problemas com agenda, ausência dos stakeholders mais importantes, falta de objetivo e de foco. Aqui vamos olhar para um fator que pode acontecer quando estes outros itens (que podem ser considerados externos ou anteriores à reunião) estão solucionados – a comunicação entre os participantes.

    Toda linguagem pressupõe interpretações, adaptações e adequações e, consequentemente, perda de informação. Mesmo a linguagem verbal e textual (que são a base do nosso sistema educacional) não estão totalmente imunes a estas circunstâncias. E, para piorar, não somos treinados em outras formas de linguagem, como a musical ou a visual – esta, uma ferramenta bastante útil para complementar a comunicação verbal e textual.

    o pensamento visual é uma ferramenta poderosa!

    o pensamento visual é uma ferramenta poderosa!

    A utilização do design da informação vem sendo cada vez mais adotado por empresas que querem melhorar o desempenho de suas reuniões. Ferramentas como a facilitação gráfica têm sido muito buscadas exatamente por causa do seu poder de comunicação.

    Aqui estão alguns motivos pelos quais este método é eficiente e pode ajudar os times a trabalharem de forma mais colaborativa e mais produtiva:

    • Funciona como um ponto focal, ajudando a orientar a atenção dos participantes;
    • Os participantes podem avaliar, aprovar ou ajustar a precisão com que sua ideia ou discurso foram registrados;
    • Os painéis onde foram feitos os registros podem ser guardados e trazidos para uma próxima reunião, ajudando a não perder o “fio da meada”;
    • Os participantes sentem que seu discurso foi legitimado ao verem que ele foi registrado visualmente nos painéis;
    • O grupo pode pensar com mais eficiência ao ver suas propostas e ideias registradas visualmente.

    Além da facilitação gráfica, outras metodologias do pensamento visual – como a síntese visual e a ilustração em vídeo – são recursos poderosos para aumentar a produtividade das reuniões. Acabe com a baixa produtividade das suas reuniões: fale com a gente e aproveite o potencial do pensamento visual.

     

    Categories:
      design da informaçãoFacilitação gráfica
    About

     Dênis Elias

      (20 articles)

    Designer de jogos para treinamento empresarial há mais de 15 anos. Sócio do VIA6B Estúdio de Arquitetura e Design. Músico e aquarelista. Idealizador do Ser Criativo, uma jornada com o objetivo de despertar o potencial criativo das pessoas. Atualmente vem se dedicando à maior expressão da Criatividade em sua vida: seu filho Theo.