E-book Grátis!

Comentários

    Case: Síntese Visual Carrefour

    By Dênis Elias 8 meses ago

    Como definir os fatores críticos de sucesso para o setor financeiro do Carrefour? Como engajar a equipe do setor financeiro com relação a esses fatores críticos? Como gerar alto nível de compreensão e de apropriação dos conteúdos pela equipe? E como fazer isso tudo de um jeito divertido?

    A vice-presidência de Finanças e Gestão do Grupo Carrefour organizou uma ação de alinhamento e engajamento para seu setor financeiro. O objetivo era definir os fatores críticos de sucesso, conceitos e ações que seriam fundamentais para melhorar os resultados da equipe.

    Para chegar a esse resultado de forma colaborativa, a Senses Aprendizagem desenhou um processo que envolveu algumas etapas – e muita criatividade.

    O início de tudo foi fazer entrevistas com os diretores. Estas entrevistas geraram planilhas que passaram por um processo de análise e síntese, até que foram definidos 9 fatores críticos de sucesso, cada qual com alguns tópicos que detalhavam o conceito ou apresentavam ações essenciais para que os princípios fossem colocados em prática.

    Isto feito, o desafio passou a ser transmitir esses conteúdos de forma eficiente para os mais de 300 membros da equipe. Para isso, a Senses organizou um evento que reuniu conceito, música e imagens, e foi conduzido pelo apresentador Davi Lopes.

    O Via6B desenvolveu, para este evento, nove painéis ilustrados – a síntese visual dos nove fatores críticos de sucesso. Após analisarmos o resultado das entrevistas, definimos, em conjunto com a Senses, nove temas, um para cada fator crítico: time de futebol, orquestra, super-herói, bailarina, dentre outros. Cada tema foi proposto de forma a possibilitar metáforas visuais que reforçassem e facilitassem a compreensão do significado de cada conceito.

    Definidas as metáforas, foram elaboradas as ilustrações para cada tópico. Desta forma, um  tópico que abordava a questão da qualidade da informação compartilhada foi representado com uma imagem de um cozinheiro explicando uma receita de forma objetiva e clara.

    sintese-visual-carrefour-14

    Informação compartilhada com clareza!

    Estas imagens foram produzidas internamente, após recebermos o resultado das entrevistas; essa condição é característica do serviço que chamamos de síntese visual – a criação de imagens que sintetizam ou representam conceitos feitas a partir de um material já processado (diferentemente da facilitação gráfica, que é um processo feito ao vivo e in loco).

    Passamos então para a criação e diagramação dos painéis, que eram uma composição com ilustrações, textos e elementos visuais. As ilustrações foram feitas à lápis e escaneadas. A arte-final (traços e cores) foi feita digitalmente, mantendo a característica de desenhos feitos à mão. As tipografias escolhidas também têm essa característica, reforçando a linguagem idealizada para os painéis.

    blog-post-02_evolucao

    A produção de uma das imagens

    A composição foi proposta de forma a deixar alguns espaços em branco para que ideias geradas durante o evento também fossem registradas. Os painéis finais ficaram com 170x70cm; plotados, todos eles foram dispostos ao longo do espaço do evento e o time de colaboradores, divididos em equipes, foram chamados a ter contato com os conteúdos e, quando fosse o caso, a complementar as ideias a partir do entendimento do grupo, através de anotações em Post-Its fixados nos painéis. A equipe do Via6B adicionou as anotações sugeridas pelos grupos através de desenhos à mão, durante o evento.

    A equipe do Via6B ilustrando ao vivo!

    A equipe do Via6B ilustrando ao vivo!

    Após todos os conceitos estarem registrados nos painéis, os times foram convocados a criar uma paródia musical para cada tema. Para isto, a Senses contou com o apoio da Conexão Music Show que, com uma banda completa, executou ao vivo os “hits” criados por cada time – uma forma muito envolvente de compartilhar os conteúdos.

    Os painéis foram fotografados e, após o evento, foram tratados digitalmente para incorporar as ideias acrescentadas manualmente à linguagem original. Os painéis finalizados foram enviados para o Carrefour, que usou como reforço de aprendizagem e registro da experiência.

    Conheça outros trabalhos de design da informação desenvolvidos pelo Via6B clicando aqui.

    Categories:
      casesSíntese Visual
    About

     Dênis Elias

      (20 articles)

    Designer de jogos para treinamento empresarial há mais de 15 anos. Sócio do VIA6B Estúdio de Arquitetura e Design. Músico e aquarelista. Idealizador do Ser Criativo, uma jornada com o objetivo de despertar o potencial criativo das pessoas. Atualmente vem se dedicando à maior expressão da Criatividade em sua vida: seu filho Theo.