E-book Grátis!

Comentários

    Brainstorm não funciona!

    By Dênis Elias 1 ano ago
    Brainstorm não funciona!

    Brainstorm não funciona!

    O brainstorm não funciona!“, é o que diz Paul Paulus, professor de psicologia da Universidade do Texas. O brainstorm, talvez o método mais popular de estímulo para criação de ideias, está sendo questionado. Paulus afirma que vários estudos científicos indicam que este método não gera tantas ideias boas quanto a criação solitária.

    Isto contradiz o senso comum, já que o brainstorm, teoricamente, permitiria que uma pessoa construísse sobre a ideia da outra sucessivamente. Porém, um dos pontos fracos deste método é o fato de somente uma pessoa falar por vez, o que pode levar a uma dominância (e direcionamento) por parte de um participante que tenha uma personalidade mais forte. Esta característica também abre a possibilidade de que, enquanto uma pessoa está falando, as outras se esqueçam das suas ideias, já que precisam prestar atenção ao que está sendo dito. “O Brainstorming é um processo complexo em que as pessoas estão tentando ouvir, pensar, contribuir, colaborar, construir”, diz Paulus. E isto, em geral, não funciona.

    Uma técnica que parece funcionar melhor é o brainwriting. Nesta técnica, que também serve para geração de ideias em grupo, cada pessoa registra uma ideia em uma folha de papel, em silêncio. Estas folhas são então, passadas de mão em mão; cada participante lê as folhas enquanto continua a registrar suas próprias ideias. As novas ideias registradas também são passadas adiante.
    Dessa forma, pode-se construir sobre as outras ideias de maneira mais ágil e sem os problemas que o brainstorm proporciona.

    Num estudo recente, Paul Paulus e sua equipe testaram o brainwriting em um ambiente corporativo, e registraram um número 37% maior de ideias geradas pelo brainwriting em comparação com a ideação solitária. E os resultados são ainda melhores quando se misturam intervalos de 3 minutos para brainwriting e 8 minutos para criação solitária, alternadamente.

    Enfim, existem várias técnicas que podem superar o brainstorm. Uma delas é incrementar o brainstorm com ferramentas lúdicas, como o jogo Galeria. Outro caminho é modificar as posturas para superar as condições que bloqueiam a criatividade e a inovação, como explicamos nesta palestra virtual. Ainda bem que há alternativas ao brainstorming!

    Category:
      criatividade
    About

     Dênis Elias

      (20 articles)

    Designer de jogos para treinamento empresarial há mais de 15 anos. Sócio do VIA6B Estúdio de Arquitetura e Design. Músico e aquarelista. Idealizador do Ser Criativo, uma jornada com o objetivo de despertar o potencial criativo das pessoas. Atualmente vem se dedicando à maior expressão da Criatividade em sua vida: seu filho Theo.